É a capital e maior cidade da Argentina, a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo. A cidade está localizada na costa oriental do Rio da Prata.

A cidade de Buenos Aires não faz parte da Província de Buenos Aires e nem é sua capital, mas sim, é um distrito federal autônomo.  A Grande Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de mais de 13 milhões de habitantes.
Em 1994, a cidade tornou-se autônoma, daí o seu nome formal: Ciudad Autonoma de Buenos Aires, “Cidade Autônoma de Buenos Aires”. Pessoas nascidas em Buenos Aires são chamadas de “porteños”.

Ver fotografia aérea do estuario do Rio de la Plata com a cidade de Buenos Aires na margem direita e o Uruguai na esquerda.
Locais de interesse na cidade: Ver mapa

Os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, ao redor da Plaza de Mayo (Praça de Maio), onde as instituições administrativas da Colônia estavam instaladas.
A leste da Praça pode-se observar a Casa Rosada, atual sede do Poder Executivo da Argentina.  Ao norte da Praça se encontra a Catedral Metropolitana, que ocupa o mesmo lugar desde os tempos coloniais, e o edifício do Banco de la Nación Argentina. Outra importante instituição colonial, o Cabildo, está localizado a oeste. A noroeste pode observar-se a Chefatura de Governo da Cidade, avançando até a Avenida de Maio.
A Avenida de Maio é considerada o Eixo Cívico, já que une a Casa Rosada com o Palácio do Congresso, sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, respectivamente. Por esta avenida podem ser observados alguns edifícios de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico: se encontram instalados a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni, entre outros. Abaixo desta avenida corre a Linha A do metrô de Buenos Aires que, ao ser inaugurado em 1913, se converteu no primeiro da Ibero-América.
Na área de San Telmo pode-se visitar a Praça Dorrego, onde todos os domingos se instala a famosa Feira de Antiguidades.
No bairro de Recoleta se encontra uma grande quantidade de pontos turísticos de grande valor cultural. Ali se pode encontrar a sede principal do Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta, a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a Basílica Nossa Senhora de Pilar, o Palais de Glace, o Bar La Biela e o Cemitério da Recoleta, onde se encontram alojados os restos de Eva Duarte de Perón.

O Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires, um dos mais importantes do país, se encontra no bairro de Palermo, onde também se situam os Bosques de Palermo, o Planetário, e o Zoológico de Buenos Aires.

Próximo do centro da cidade se encontra o colorido bairro de La Boca, que constitui um emblema dos imigrantes. É um dos mais visitados pelo turismo, onde fica o estadio do Club Atlético Boca Juniors “La Bombonera“.
Puerto Madero oferece várias opções para passar uma agradável tarde ou noite,  desfrutar de um almoço num dos seus quase 100 restaurantes, ou visitar os seus espaços culturais, caminhada ao longo do cais, de patins, bicicleta, tomar um delicioso sorvete ou explorá-lo em detalhe sua história e seus pontos turísticos.

Outro ponto turístico de importância, dado o seu relevo cultural é a Avenida Corrientes. Nela está instalada uma grande quantidade de teatros, incluindo o Teatro San Martín, além de outros locais de interesse, como o Passeio La Plaza e o Estádio Luna Park. Na intersecção desta avenida com a Avenida 9 de julio se encontra o Obelisco, um emblema da Cidade de Buenos Aires. Também foi instalado nesta avenida o Mercado de Abastecimento, que na atualidade foi convertido em um centro comercial.

Ver foto panorámica de Puerto Madero

O clima na cidade:
O clima da cidade é temperado úmido. Se bem os dias nublados são mais freqüentes no inverno, quando mais chove é no verão, época em que se desenvolveram tormentas às vezes muito intensas, pelo que enormes quantidades de água caem em pouco tempo. No inverno são mais comuns chuviscos débeis, mas contínuos. De todos os modos não pode dizer-se que haja estação de chuvas. Os verões são quentes, com uma média de janeiro de 24,5 °C.  Os invernos são suaves, com uma temperatura média de julho de 11 °C. Raramente se dão temperaturas inferiores a 0 °C ou superiores a 36 °C. Os nevoeiros, outra características de Buenos Aires, se tem tornado raros, com poucos dias ao ano.

contatoContato:

Dulce Maioli e Jorge Mackeprang
Jean Jaures 565 – Buenos Aires – Argentina
Tel: 005411 4562 1636
SKYPE:  dulce.maioli

CLIQUE E FALE CONOSCO AGORA DA FORMA QUE PREFIRA: